...

Em 2019, as queimadas que foram avassaladoras e acabaram motivando a Secretaria Muncipal de Agricultura a intensificar a produção de mudas para doação para a população. Neste contexto surgiu o Projeto Floresce São José, que busca levar mais alegria e cor para os lares da cidade.

O Projeto teve início no dia 24 de setembro e se estendeu até o dia 27, última sexta-feira. A Secretária de Agricultura, Juliana Virginio, trouxe o Horto Municipal para mais próximo da população, onde em frente à Prefeitura foram doadas centenas de mudas, no período das 10 às 16h.

O Horto Municipal realiza o cultivo de sementes em estufas para os produtores rurais (média de 200mil mudas/mês), e em paralelo faz o cultivo de mudas e sementes para a população em geral (média de doação de 2 mil mudas/mês).

A Secretária destaca que a produção do Horto é livre de agrotóxicos, utilizando apenas medidas alternativas para combate às pragas. O verdadeiro diferencial do Horto é o manejo, diz Juliana. Ela prossegue dizendo que o manejo bem feito desde a semeadura, a observação dos horários e quantidade de água despendida na irrigação, o cuidado para não gerar umidade elevada na estufa, é o que faz com que as mudas cresçam livres de doenças. Foi feito um trabalho para integrar os produtores rurais e a produção do Horto, buscando que os produtores acompanhem de perto os trabalhos realizados e o crescimento de suas mudas. Ademais, esta é uma preocupação e um cuidado para com a população que irá consumir os alimentos, para com os mananciais que circundam as estufas, bem como para a saúde dos trabalhadores da Secretaria.

No dia 24 de setembro, foram compartilhadas 2.068 (duas mil e sessenta e oito) mudas, para 127 (cento e vinte e sete) pessoas, que foram atendidas, conscientizadas e que promoverão a conservação ambiental ao cultivarem em seus quintais, sítios, beiradas de rio as mudas que selecionaram de acordo com suas necessidades.

No dia 25 de setembro, foram compartilhadas 1.929 (um mil novecentos e vinte e nove) mudas, para 80 (oitenta) pessoas.

No dia 26 de setembro, foram compartilhadas 1.955 (um mil novecentos e cinquenta e cinco) mudas, para 65 (sessenta e cinco) pessoas.

No último dia as doações não foram menores, a população continuava aguardando as mudas chegarem e foram compartilhadas 2.079 (duas mil e setenta e nove) mudas, para 84 (oitenta e quatro) pessoas.

Foi doada uma variedade de 52 (cinquenta e duas) espécies, sendo elas:

Jardinagem: Azaleia, Adália, Beijo para cerca, Beijinho roxo, Begônia, Cravo, Hibisco, Maria-sem-vergonha, Pingo-de-Ouro, Hortência, Rosas, Espada-de-São-Jorge, Jasmim;

Chás: Boldo, Erva Cidreira, Losna, Alfavaca, Hortelã, Funcho;

Temperos: Manjericão, Salsinha, Cebolinha, Alecrim, Pimentas;

Legumes e Verduras: Alface, Beterraba, Couve-chinesa, Jiló, Brócolis, Repolho, Couve-flor, Pepino, Quiabo, Chicória;

Frutíferas: Amora, Abacate, Ameixa, Uva, Figo, Manga;

Árvores Nativas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente através Secretária Eluá N. Torres: Cedro, Jacaré, Angico, Quaresmeira, Sangua-d’água, Aroeira, Embaúba, Araticum, Paineira, Saboeiro, Palmito, Sibipiruna.

O Projeto Floresce São José está apenas no começo, mais ações como esta serão desenvolvidas e espera-se a adesão cada vez maior da população valeriopretana.

Data de publicação: 02/10/2019